sábado, 27 de abril de 2019

P., 35 + «Dance me to the end...» (Filipa Leal)

- [e uma década e dois dias depois do 25, nasceu o  Princeso...; 35, em Santo António...; ... a Festeira é M., sempre entusiasmada]


DANCE ME TO THE END OF LOVE
(Discos partidos sobre capas de Medeia, 2017)

«Dance me to your beauty with a burning violin
dance me through the panic till I’m gathered safely in»
LEONARD COHEN

Dança-me até ao fim da doçura e do pânico.
Dança-me com Cohen ao fundo,
interrompe-me a leitura de Medeia, tu podes.
Conta-lhes, se quiseres, todos os segredos piores:
que não estou a reler Anna Karénina: que estou a ler,
na minha idade, Anna Karénina pela primeira vez.
Diz-lhes que continuo com medo aos 38 anos
e que tenho dois exemplares de algumas tragédias
porque perco a anterior, não sei onde a guardo.
E, já agora, avisa-me que as mães. As mães.
Que uma criança não é logo amarga mas pode ser amarga
no futuro: uma criança amargará.
É melhor ires já avisá-los.

Filipa Leal, Fósforos e metal sobre imitação de ser humana, Assírio & Alvim, 2019, p. 20